Editorial
Sob o signo das crises
Jorge Nóvoa, Cristiane Nova e Soleni Biscouto Fressato
A realidade contemporânea à luz da análise marxista
Louis Gill
É necessário reler Althusser?
Denis Collin
Utopias anarquistas no frenesi da Revolução Russa:
experiências e anseios do movimento libertário brasileiro
Cleber Rudy
Cinema, história e sociedades
Resistências nacionais ao nazismo e suas representações no cinema
Pierre Fougeyrollas
La historia y sus relaciones com el cine:
Françoise Truffaut como representación
Alex Tâmara Garay
a saga do milionário desditado e os paradoxos da riqueza burguesa
Mauro Castelo Branco de Moura
Cinema-história como laboratório da razão poética
Os artigos desse dossiê foram originalmente apresentados no Minissimpósio Cinema-história como laboratório da razão poética, coordenado pelos Profs. Drs. Marcos Silva e Jorge Nóvoa, durante o IV Simpósio Nacional de História Cultural: Sensibilidades e Sociabilidades (de 13 a 17 de outubro de 2008, em Goiânia)
Cinema-história e razão poética.
O que fazem os profissionais de História com os filmes?
Jorge Nóvoa e Marcos Silva
Longe dos nobres heróis:
um brasileiro mais ou menos como eu e você (Macunaíma)
Marcos Silva
Lampião revisitado: cangaço, cinema e identidade
Antônio Fernando de Araújo Sá
O consumo despersonalizante como formador de identidades:
representações sociais da contemporaneidade em Clube da luta de David Fincher
Geovano Moreira Chaves
imagens da história e signos do cinema terceiro-mundista em
Deus e o diabo na terra do Sol de Glauber Rocha
Rodrigo Poreli Moura Bueno
A ditadura militar na tela: história, cinema e memória no filme Cabra-cega
Carolina Dellamore Batista Scarpelli
Uma cidade do apocalipse:
o filme Noite vazia (1964) e a representação urbana de Walter Hugo Khouri
Jaison Castro Silva
A ditadura de ontem nas telas de hoje: representações do regime militar
no cinema brasileiro contemporâneo
Marcia de Souza Santos
A tradição e a modernidade nas telas do cinema:
relações entre sociedade e cinema nas primeiras décadas do século XX
Fabiana Moraes Machado
Cinema-memória: reflexões sobre a memória coletiva e o saber histórico
Rodrigo de Almeida Ferreira
Modernização, desencanto e violência:
a proposta realista de La vendedora de rosas
Naira Reinaga de Lima