Arthur Versiani é professor do IFMG – Ouro Preto, onde criou e coordenou o Laboratório de Produção de Vídeos Educativos e o Timbalê, Ponto de Cultura que promove a inclusão digital e educação audiovisual de jovens oriundos de comunidades carentes (Prêmio Gentileza Urbana 2008). Criou ainda o blog História Encena, que abriga discussão acadêmica entorno do cinema histórico.
Ao tratar da relação cinema história, muitos analistas se concentram na verificação de “erros” e “acertos” que os filmes históricos apresentam. O cineasta faz o filme, mas é o historiador que o chancela. São também abundantes os trabalhos focados na natureza idealizadora, massificadora e simplista dos filmes, que nos impelem a reconhecer o cinema comercial como um problema insanável para a educação. Este livro, ao contrário, parte do princípio de que todo filme histórico encarna um discurso político sedento por interpretação e de que é possível dar a cada pessoa condições para que ela própria realize uma leitura crítica dos filmes à luz da história.
Este livro procura então estabelecer determinados parâmetros metodológicos que permitam, através do processo de análise dos filmes históricos, que os alunos sejam capazes de desenvolver uma autonomia intelectual frente aos discursos de cunho ideológico e político presentes nas produções cinematográficas, entre os quais a tentativa de manipulação de suas ideias coordenada pela indústria cultural, através de suas imagens sedutoras e pretensamente objetivadoras do real.