Home / Conjuntura / Congo no va!

Congo no va!

Caros, prezados, todos, colegas e amigos,

 

Acabo de receber do Professor Jean Puyade (ex-diretor da Aliança Francesa de Vila Mariana em São Paulo) o CONVITE para prestarmos solidariedade aos camponeses de Cajamarca e aos membros das Rondas Componesas em luta contra o projeto CONGA da Empresa de Mineração Yanacocha (Multinationale Newmont – Buenanventura – Banque Mondiale).

 

Puyade, junto com Françoise Chambeau (autora de filme sobre o movimento Conga, no va) e outras pessoas que se sensibilizaram com a situação dos camponeses ameaçados de perderem o lago que os alimenta de água para tudo, vêm há mais de três anos lutando para estender a solidariedade a este movimento social. Os camponeses e índios da região fizeram o juramento de que, se necessário morrerão coletivamente, mas lutarão de todas as formas para impedir que destruam o Lago CONGA para a exploração de ouro. O grito de guerra deles é CONGA, NO VA! AGUA SI, ORO NO!

 

Algo semelhante está ocorrendo com os Mapuches no Chile, com os nossos índios que se encontra nas regiões que serão inundadas com a Barragem de Belo Monte para a construção da usina hidroelétrica. A determinação dessa gente simples mostra para o mundo que a luta pela vida humana é indissociável da luta pela preservação do meio ambiente. A senadora do Val-de-Marne, Laurence Cohen lançou a proposta de realização de um Colóquio no Senado da França, com a participação de representantes peruanos desta luta e apelam para que todas as forças participem deste processo.

 

Atendendo à demanda de Laurence Cohen, Puyade e Chambeau, apelo a todos vocês que envidem gestos para difundir a causa do Lago Conga e que participem do movimento de solidariedade.

 

Saudações,

 

Jorge Nóvoa

 

 

 

Check Also

A emocionante trajetória de Diva Guimarães

  Após as falas do ator Lázaro Ramos e da jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *