A iniciativa faz parte do calendário de eventos previstos para o “Ano Gramsciano”, instituído pela região da Sardenha, em celebração ao 80º aniversário da morte de Antonio Gramsci, e visando a um reconhcecimento institucional do nosso famoso e admirado cidadão.
O GSS pretender ser um espaço de encontro e colaboração entre os mais importantes acadêmicos de Gramsci no mundo, mas também um espaço no qual a tradição histórica-filológica italiana possa entrar em diálogo com as abordagens teóricas e analíticas dominantes no mundo anglófono. O tema desta edição do GSS é “A extensão da Ideologia: Folclore, Religião, Senso Comum, Bom senso, Filosofia”. O objetivo do curso será a reconstrução do pensamento original em torno da noção de ideologia nos “Cadernos de Prisão” de Gramsci.
Voltando às origens do conceito no século XVII, e ao mesmo tempo intervindo no debate contemporâneo sobre a conexão entre ideologia e conhecimento, Gramsci, do interior do marxismo, expande o significado de ideologia, libertando-o de qualquer sentido reducionista ou meramente crítico-negativista. Neste sentido, Gramsci relaciona ideologia a uma série de outros conceitos – do folclore à religião, senso comum e filosofia – os quais, articulando-se, explicam o ‘cultural’ e, note-se, meramente instrumental e administrativo funcionamento do ‘aparato hegemônico’. As diferentes palestras do GGS, em sua estrutura e sequência, vão focar nos estágios que levaram a esta redefinição, simultaneamente acentuando estes aspectos, particularmente relevantes para o debate contemporâneo e para a análise crítica da cultura e dos aparatos de poder, prestando atenção à nova noção de ‘intelectual’ desenvolvida nos Cadernos do cárcere.
A GSS se propõe a ser um laboratório que oferece um lar para a pesquisa de acadêmicos do pensamento de Gramsci, e de estudantes de pesquisa de graduação, pós-graduação, e doutorado. Adotamos uma abordagem e natureza histórica e interdisciplinar. Os seminários discutirão o tema selecionado de uma perspectiva dual, ou seja, tanto em termos de uma reconstrução imanente da delineação da questão de acordo com a lógica interna dos textos de Gramsci, quanto em termos de sua projeção e presença na academicamente contemporânea discussão e debates teóricos internacionalmente.
Os palestrantes do GSS 2016 são: Joseph A. Buttigieg (University of Notre Dame, Indiana/USA), Giuseppe Cospito (Università di Pavia), Romain Descendre (ENS, Lyon), Gianni Francioni (Università di Pavia), Fabio Frosini (Università di Urbino), Francesca Izzo (Università di Napoli “L’Orientale”), Anne Showstack Sassoon (Birkbeck, University of London), André Tosel (Université de Nice Sophia Antipolis), Jean-Claude Zancarini (ENS, Lyon), Cosimo Zene (SOAS, University of London).
O comitê científico do GSS também inclui: Gianni Fresu (Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais/Brasil, e Associazione “Casa Museo Antonio Gramsci”, Ghilarza), Dora Kanoussi (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México), Fiamma Lussana (Università di Sassari), Mauro Pala (Università di Cagliari), Giancarlo Schirru (Università di Cassino), Peter D. Thomas (Brunel University, London), Giuseppe Vacca (Fondazione Istituto Gramsci, Roma).
Quinze bolsas foram oferecidas, de acordo com a chamada para candidaturas, com base na apresentação de projetos e CVs. Um grande número de candidaturas foram recebidas, de dez países em 3 continentes diferentes.
O GSS está comprimetido com a igualdade de gênero, e particularmente encoraja candidaturas de pesquisadoras femininas. Como resultado, a maioria dos selecionados para a bolsa neste ano são mulheres (assim como na edição de 2014). Os vencedores recebem a bolsa, que consiste nos custos de acomodação, alimentação e traslado durante o GSS em Ghilarza. A composição do grupo de selecionados para a bolsa do GGS 2016 é a seguinte: 4 da Itália, 3 do Brasil, 2 daArgentina, 1 do Mexico, 2 dos EUA, 2 da França and 1 do UK. 3 dos selecionados para a bolsa neste ano também foram agraciados em 2014.
A lista completa dos candidatos selecionados, com mais informações sobre seus projetos e formação intelectual pode ser consultada no website da Associazione Casa Museo A. Gramsci e da Fondazione Istituto Gramsci di Roma.
https://www.youtube.com/watch?v=TOUZ5Lvy74c
O GSS também oferece a oportunidade para o grande público participar em algumas de suas atividades, tanto em Ghilarza quanto em Cagliari, onde ocorrerá o encerramento do GSS no sábado 10 de setembro.