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Renascença baiana: o cinema entre o discurso e a prática modernizadora na Bahia

baianaRenascença baiana: o cinema entre o discurso e a prática modernizadora na Bahia (EDUNEB, 2012), de Eduardo Borges, busca analisar o contexto histórico da Bahia entre os anos 1950 e 1960, período em que, em termos de política nacional, estava sendo colocado em curso um projeto econômico desenvolvimentista. Na Bahia, este projeto refletiu em diversos setores da sociedade, favorecendo a construção de um debate em torno de uma modernização baiana. Marcada por forte presença colonial, buscava a Bahia, colocar-se também como exemplo de modernização e desenvolvimento. A relação no mesmo espaço geográfico e social, entre a herança histórica do passado e a realidade modernizadora do presente, motivou aos setores político, econômico e cultural do Estado, empreenderem, dentro de seus segmentos, uma discussão teórica e pratica visando entender o estágio baiano a fim de caracterizar um possível conceito moderno de Bahia. O destaque para o cinema, como um dos membros do segmento cultural, dá-se pelo fato de vincular-se com a máquina, símbolo da industrialização e referência de desenvolvimento. Da reconstituição do ambiente histórico da época e da leitura dos diversos discursos presentes nos três segmentos citados, emergem ao mesmo tempo, a tentativa de se estabelecer uma relação negociada entre passado e presente, e a necessidade de se definir um “ real” conceito de Bahia para a época.

 

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