Home / Conjuntura / Maxime Roumer, Senador haitiano, denuncia a situação de Jérémie após a passagem do furacão Matthew, por Jorge Nóvoa

Maxime Roumer, Senador haitiano, denuncia a situação de Jérémie após a passagem do furacão Matthew, por Jorge Nóvoa

haiti
Sobreviventes do furacão Matthew estendem roupas no Haiti (Foto: Logan Abassi).

 

 

Maxime Roumer, Senador haitiano, denuncia a precária situação, particularmente na região de Jérémie, depois da passagem do furacão Matthew. Faz-se necessário uma mobilização internacional que possa viabilizar socorro a essa população, mas também textos e artigos que ajudem-nos a compreender a situação geral no país e não só (o que já seria muito) aquela oriunda do terremoto e do furacão.

 

A situação posterior ao furacão aprofundou ainda mais o processo de degradação social do país a tal ponto, como denuncia Maxime Roumer, que uma vaga migratória está deslocando grandes contingentes populacionais para regiões mais assistidas. Não estamos longe de começarmos a assistir botes salva-vidas, como aqueles que vemos transportando população do norte da África, do Oriente Médio, da Síria indo em direção à América Central, ao México e ao norte da América do Sul (Colômbia, Venezuela, Equador) e quem sabe, engrossando os fluxos que veem em direção ao Brasil, em relação ao qual o atual Governo disse ser 80 mil o número de refugiados acolhidos, quando na verdade foram 8 mil.

 

É preciso fazer algo frente a esta trágica realidade de um povo que desde a época da revolução de Toussaint Louverture vem sendo perseguido e estigmatizado, como talvez nenhum outro na América Latina. A luta pela independência do Haiti debutou em 1791 comandada pelo ex-escravo negro Toussaint Louverture e, como pano de fundo, os incêndios nos canaviais. Em 1794, quando o governo aboliu a escravidão nas colônias, os haitianos já tinham conquistado sua liberdade. Por tal ato, eles jamais seriam “perdoados”, e Napoleão mandará seu cunhado Charles Leclerc para restaurar a escravidão e impedir a independência dos haitianos. De lá para cá não houve trégua e desgraçadamente “temos que aceitar” a formulação de Maxime Roumer quando diz que “seu povo se acha de joelhos”, é claro que, com a responsabilidade e participação de uma elite vendida que negocia tal situação.
Leia o texto de John Cadafy Noel sobre a denúncia de Maxime Roumer e conheça a página pessoal de Cadafy Noel e Maxime Roumer.

Check Also

A emocionante trajetória de Diva Guimarães

  Após as falas do ator Lázaro Ramos e da jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *