O Juiz Federal Eduardo Cubas é o primeiro entrevistado da PROBUS. Cubas é Presidente da União dos Juízes Federais do Brasil – UNAJUF, conhecido por decisões e condutas corajosas que nem sempre lhe renderam simpatias nos estamentos judiciários.
Tendo começado a carreira como motorista do Supremo Tribunal Federal, assessor no Superior Tribunal de Justiça, Juiz de Direito em Goiás, Professor da PUC Goiás, para chegar à magistratura federal com 27 anos, Cubas, que é mestre em Direito Penal pela Universidade de Salamanca, com passagens pela Nova Zelândia e Peru, é um dos nomes mais conhecidos na Justiça Federal. Já esteve em Vitória da Conquista para participar de Mutirão Previdenciário em ações de benefícios rurais e chamou a atenção por, diferentemente dos seus colegas, ter dispensado assessor para digitar ele mesmo os termos enquanto presidia as audiências.
Mas se notabilizou mesmo por ir contra a nomeação de Gilmar Mendes para o Supremo Tribunal Federal, em 2002, alegando que, se ele tinha notável saber jurídico, faltava-lhe reputação ilibada para ocupar o cargo. Por ocasião da nomeação de Antônio Dias Toffoli, repetiu a dose.
Nesta entrevista, ela fala de sua visão de um Judiciário melhor e comenta ainda decisão de um colega seu de Brasília, Juiz Federal, que indeferiu a petição inicial da ação proposta pela UNAJUF para que se dê ampla publicidade aos editais para composição do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, órgão que exerce o controle externo da magistratura no Brasil.
A entrevista foi feita via WhatsApp por Filipe Lima, Diretor de Publicidade da PROBUS. Leia a entrevista na íntegra.
O Olho da História Laboratório de Reflexão Transdisciplinar
