Entre os dias 18 e 21 de julho de 2016 realizar-se-á, na UNISC Santa Cruz do Sul, o XIII Encontro Estadual de História, organizado pela ANPUH RS, intitulado Ensino, direitos e democracia.
Dentre as várias atividades, os Profs. Drs. Charles Sidarta Machado Domingos e Tatyana de Amaral Maia propuseram o Simpósio Temático Origens e antecedentes do golpe de 1964: ensino, democracia e direitos em tempos de ameaças.
Segundo Charles Sidarta e Tatyana tal tema se justifica pois: “Não faz muitos anos que o golpe de 1964 – e a ditadura que a partir dele se instaurou no Brasil – passou a configurar, de forma mais sistemática, um novo desafio como objeto de pesquisa para os historiadores. Possivelmente, essa temática passou a ter um desenvolvimento mais substancial a partir da efeméride dos 40 anos do golpe, marcada em 2004. De lá para cá podemos perceber a importância que a pesquisa histórica conferiu ao estudo dessa problemática: hoje já há uma considerável produção a esse respeito. Temas como a resistência, a repressão, a censura e mesmo as articulações com a política internacional hoje já se encontram em avançado estágio de desenvolvimento – basta, por exemplo, confrontar os bons dossiês publicados em revistas de História, a grande procura nos Simpósios Temáticos que se dedicam ao assunto e mesmo a bibliografia mais recente sobre a questão. Mesmo assim, ainda há grande leque de temas a serem abordados: apenas recentemente, o estudo sobre as direitas e mesmo sobre o apoio que a sociedade deu a ditadura passaram a ser objeto de pesquisa mais aprofundadas.”
Leia a proposta do ST na íntegra e inscreva-se no evento até 29 de maio de 2016.
O Olho da História Laboratório de Reflexão Transdisciplinar
