Entre os dias 6 e 13 de junho será realizado, no Centro Cultural Internacional de Cerisy (em Cerisy-la-Salle, noroeste da França) o colóquio Teoria crítica das crises contemporâneas: invariáveis epistemológicas e novas perspectivas, organizado por Frédérick LEMARCHAND e Patrick VASSORT.
O colóquio é dedicado ao estudo da Teoria Crítica, não só do capitalismo, da racionalidade instrumental, da sociedade administrada, da cultura de massa, mas sobretudo da crise generalizada e permanente que define tão bem a sociedade contemporânea. Abrangerá múltiplos temas, desde crises tecnocientíficas e ecológicas até aquelas de valor e trabalho, através de cultura, conhecimento e política, sem limitar o alcance de nossas reflexões a autores e textos mais clássicos desta teoria.
Desta forma, esperamos redefinir coletivamente os contornos e o futuro de uma Teoria Crítica essencial à convivência, constituindo um vasto panorama conceitual e documental. Se a crise contemporânea é também sobre o pensamento, devemos assegurar que a crise do pensamento não proíba o pensamento da crise.
Acesse o calendário do evento.
Conheça o Centro Cultural Internacional de Cerisy.
O Olho da História Laboratório de Reflexão Transdisciplinar
